Ômega-3 e Vitamina E: Qual a função da vitamina E na fórmula do ômega-3 ?

A combinação de ômega-3 e vitamina E é de extrema importância para a nossa saúde.

Primeiramente, ômega-3 é um composto lipídico extraído do óleo de peixes de águas profundas (salmão, atum, bacalhau etc.), e seus ácidos graxos são considerados essenciais. Ou seja, não podem ser produzidos pelo nosso organismo e devem ser obtidos a partir da nossa alimentação.

Diversos benefícios já foram associados ao consumo diário do ômega-3. Seguem abaixo alguns deles:

  1. Redução no risco de infartos;
  2. Manutenção da saúde de células cerebrais, da visão e articulações;
  3. Auxílio no processo de emagrecimento;
  4. Aumento na eficiência do sistema imunológico;
  5. Ajuda no cuidado dos seus cabelos e de sua pele;
  6. Melhora da performance e resultados na prática de exercícios físicos.

Mas que fatores eu devo levar em conta quando for escolher o meu suplemento?

São muitos os fatores que atestam a qualidade do ômega-3, mas vamos falar de alguns deles abaixo: 

  1. Sua dosagem por cápsula, como garantia de ingestão da quantidade diária recomendada;
  2. Utilização de um frasco opaco, já que as moléculas de ômega-3 são sensíveis a luz e se degradam em caso de exposição;
  3. Sua forma TG (triglicerídeos), pois garante maior pureza e maior absorção possível;
  4. Presença de Vitamina E como adjuvante, já que desacelera a oxidação das moléculas de ômega-3. Assim, seu ômega-e irá durar muito mais tempo.

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Vamos falar um pouco sobre a Vitamina E, e como sua junção ao ômega-3 é fundamental:

Antes de tudo, Vitamina E é a denominação genérica de oito compostos lipossolúveis, conhecidos como Tocoferóis. No entanto, cada um deles possui atividade biológica específica, sendo que a principal destas atividades é a estabilidade oxidativa. Ou seja, sua capacidade antioxidante.

Sendo assim, a vitamina E possui imensa ação antioxidante no organismo. Por isso, sua importância no retardo do envelhecimento e na proteção a doenças crônicas tem sido amplamente estudada. Por exemplo, Parkinson, Alzheimer, câncer e doenças cardiovasculares(1-3).

A vitamina E previne o dano oxidativo celular pela inativação de radicais livres e espécies reativas de oxigênio. Além disso, a vitamina E também possui funções não-antioxidantes, como a modulação da sinalização celular e a transcrição de genes (4).

Agora que sabemos um pouco mais sobre o assunto, podemos entender o tamanho da sua importância

Assim como a vitamina E adiciona todos os seus benefícios específicos à gama oferecida pelo ômega-3, ela também age diretamente como antioxidante. Ela atua impedindo que o ômega-3 sofra degradação e, assim, perca suas funções. Por isso, na escolha do seu ômega-3, é tão importante verificar a presença de vitamina E.

Sempre converse com o seu médico ou nutricionista sobre as formas de melhorar sua qualidade de vida. Manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos sempre irão ajuda neste objetivo. Mas, se ainda achar que precisa de um suplemento alimentar, escolha uma marca de qualidade. Opte por quem realmente atua em prol do seu bem e que não vise somente o lucro.

Escolher a marca que irá te seguir nesta jornada de uma vida saudável é essencial e, por isso, precisa de atenção. Fique atento aos rótulos. Sempre leia seus dados com cuidado e, acima de tudo, pesquise.

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As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

Referências Bibliográficas:

  1. Bianchini R, Penteado MVC. Vitamina E. In: Vitaminas: aspectos nutricionais, bioquímicos, clínicos e analíticos. Barueri: Manole; 2003. p.23-164.
  2. Brigelius-Flohé R, Kelly FJ, Salonen JT, Neuzil J, Zingg JM, Azzi A. The European perspective on vitamin E: current knowledge and future research. Am J Clin Nutr. 2002; 76(4):703-16.
  3. Meydani M. Effect of functional food ingredients: vitamin E modulation of cardiovascular diseases and immune status in the elderly. Am J Clin Nutr. 2000; 71(6 Suppl):1665S0-68S.
  4. Munteanu A, Zingg JM, Azzi A. Anti-atherosclerotic effects of vitamin E: myth or reality. J Cell Mol Med. 2004; 8(1):59-76.

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