Você é uma daquelas pessoas que lê a tabela nutricional e os rótulos das embalagens no mercado?

Se não é, deveria ser. Dedicar algum tempo à leitura destas informações é de extrema importância, e irá definir a qualidade final do produto escolhido.

Existem vários segredos escondidos nos rótulos dos produtos. A ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária) determina uma série de regras para os rótulos e, sendo assim, vamos falar um pouco delas neste artigo. 

A Tabela Nutricional:

Primeiramente, a Tabela Nutricional tem como função passar ao consumidor a composição dos alimentos que eles estão adquirindo. Essa é uma das regras determinadas pela ANVISA mas, além disso, os rótulos também devem conter a quantidade de nutrientes que o alimento fornece, bem como o quanto isso representa da sua Ingestão Diária Recomendada (IDR).

Geralmente encontrada na parte traseira dos rótulos, a tabela nutricional costuma apresentar letras pequenas. Isso é uma estratégia das marcas para diminuir sua importância, mas não deveria ser assim. É nela que estarão as principais informações sobre o alimento. Ou seja, as informações que irão definir se o alimento é realmente saudável ou não. 

Ingredientes:

Pães integrais são mais saudáveis do que os pães tradicionais, feitos com farinha branca. Assim, quando vamos escolher um destes produtos, procuramos no rótulo as informações necessárias, né? É exatamente aí que os jogos começam!

Algumas marcas montam os rótulos de forma a nos enganar com “Pegadinhas”. Elas dizem na parte frontal do rótulo que o pão é feito com grãos integrais, ou com farinha integral. Você, então, compra achando que fez uma ótima escolha. Mas é na lista de ingredientes que você, finalmente, descobre que foi enganado: a farinha integral está em menor quantidade que a farinha refinada. 

Existe um conhecimento essencial para a leitura da lista de ingredientes: a listagem é feita de forma decrescente. Ou seja, o ingrediente com maior quantidade será o primeiro nome da lista. Sendo assim, o último ingrediente da lista é o que possui menor quantidade.

Vamos analisar este outro exemplo abaixo utilizando uma imagem para facilitar. O produto em questão é o Ômega-3 TG Premium da Makai Nutrition.

Na imagem, o “Óleo de Peixe” vem em primeiro lugar na lista. Ou seja, ele é o composto encontrado em maior quantidade no produto. Já a Vitamina E, em última posição na lista, é o composto com menor quantidade.

OBS: Neste exemplo temos a separação dos ingredientes presentes na cápsula do ômega-3. Por isso vemos duas listas de ingredientes na imagem.

A estrutura da tabela nutricional:

Primordialmente a tabela nutricional se divide em 3 partes. Essa também é uma regra definida pela ANVISA e vamos falar um pouco dela.

Como mostrado na figura acima, as partes importantes da tabela nutricional são:

  1. Porção: é a quantidade do alimento que você irá ingerir por um determinado período (Geralmente, um dia);
  1. Nutrientes: são os compostos que formam o seu alimento. Por exemplo: vitaminas, minerais, sódio, gorduras etc.
  1. Valor diário (VD): essa parte mostra a sugestão de consumo para cada composto da lista. Esses valores são montados a partir de dados da Organização Mundial da Saúde e outros órgãos e, assim, definem qual a IDR para um adulto saudável.

Outras informações que precisam estar presentes na tabela nutricional:

Além dos itens que já descrevemos, existem outros de caráter obrigatório que devem aparecer no rótulo de qualquer produto. Vamos ver na listagem abaixo:

  • Frequência diária recomendada de consumo do produto;
  • Advertências que variam de acordo com a formulação do produto, ou suas formas administração;
  • Restrições de uso, para quando produto for prejudicial a algum grupo específico da população;
  • Lista completa de ingredientes e todos os compostos usados na formulação;
  • Exibir próximo à tabela nutricional os ingredientes com potencial alergênico, como a lactose, por exemplo.

Nutrientes que não possuem IDR definido:

Componentes sem valores de recomendação para consumo são muito comuns. . Sendo assim, não temos como saber se estamos consumindo a quantidade correta do nutriente. Isso acontece quando o composto em questão é, de alguma forma, prejudicial à nossa saúde. Então, o consumo dele não é recomendado em nenhuma quantidade.

Informações extras e novas regras de rotulagem:

Recentemente, a ANVISA aprovou a implantação de novas regras a respeito das informações contidas nos rótulos. 

Resumidamente, alimentos embalados trarão, na parte frontal de seus rótulos, símbolos informativos sobre a presença de altas dosagens de algum nutriente que possa fazer mal para a saúde dos consumidores, caso seja ingerido em grandes quantidades. A intenção é gerar um “alerta” ao consumidor durante a compra, além de tornar a composição do alimento mais esclarecedora.

Veja abaixo o parecer da própria ANVISA sobre as mudanças.

“A Anvisa espera que a nova rotulagem nutricional dos alimentos facilite a leitura e compreensão das informações que constam nos rótulos, com isso, os consumidores poderão fazer suas escolhas de forma consciente, sabendo as características e os valores nutricionais dos alimentos que estão consumindo”.

Os símbolos serão usados, principalmente, em alimentos com alto teor de gorduras saturadas, açúcares adicionados e sódio, por exemplo.

Continue visitando o nosso blog para mais dicas como essa. Você será sempre muito bem vindo!

E, se quiser saber mais sobre o Ômega-3 da Makai, visite nosso artigo. Clique aqui!

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 36 times, 1 visits today)