Durante a gestação ocorrem mudanças intensas, tanto físicas quanto psicológicas, que podem ser amenizadas com suporte nutricional adequado. O uso de Vitamina D na Gestação é um dos pontos que vamos abordar no artigo de hoje. 

A Vitamina D

Primeiramente, devemos falar um pouco sobre a Vitamina D e algumas de suas principais funções em nosso organismo. 

Um dos nutrientes mais importantes, a vitamina D, também chamada de “Hormônio D”, é responsável por grande parte do metabolismo ósseo em nosso corpo. Ela atua, junto ao Paratormônio, facilitando a absorção do cálcio e, por isso, é tão importante na saúde dos ossos e dentes. 

A Vitamina D também participa do processo de produção da insulina e, além disso, é um importante modulador do nosso sistema imunológico. Exatamente por este motivo utilizamos vitamina D no tratamento de doenças autoimunes.

A Vitamina D na Gestação

Além de suas funções no metabolismo ósseo e no sistema imunológico, a vitamina D também promove muitos benefícios durante o período de gestação. 

De acordo com a SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) e SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), considera-se a gestação um período crítico quando se diz respeito aos níveis de vitamina D.

A deficiência de vitamina D durante a gestação pode estar associada ao desenvolvimento da diabetes mellitus gestacional, vaginose bacteriana e pré-eclâmpsia. Além disso, interfere diretamente na formação óssea do feto, baixo peso e em casos de nascimento prematuro.

Depressão Gestacional

Um estudo australiano avaliou 796 grávidas com o objetivo de verificar se, durante o período gestacional, as concentrações séricas de vitamina D estariam associadas a sintomas de depressão pós parto.

Concluiu-se que baixas concentrações de vitamina D, no segundo trimestre de gravidez, estão ligadas a sintomas que podem indicar perturbação do humor e maior risco de depressão pós-parto, principalmente nos primeiros dias após o nascimento.

A Relação Anticoncepcional x Vitamina D

Em outro estudo relacionado a vitamina D na gestação, pesquisadores perceberam que o uso de métodos anticoncepcionais que utilizam estrogênio, como pílulas e adesivos, estavam associados a um aumento de 20% nos níveis de vitamina D. Mas o maior problema era que, quando ocorria a interrupção do uso destes anticoncepcionais, os níveis de vitamina D caíam drasticamente.

Esse estudo levantou mais um alerta para a necessidade do controle de níveis de vitamina D no período pré-concepcional, assim como durante a gravidez. 

Se quiser saber um pouco mais sobre os nutrientes importantes durante a gestação, fizemos um artigo sobre o tema aqui no blog.

Busque sempre orientação médica antes de iniciar qualquer tipo de suplementação, principalmente durante a gravidez. As dosagens seguras de vitaminas e minerais podem variar em determinadas situações e, nestes casos, somente um profissional pode definir quais doses serão benéficas para você.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 17 times, 1 visits today)