Como aumentar a imunidade? Esse é um assunto que sempre possui grande importância. Mas, com a Pandemia em andamento, e o surgimento de novas variantes do coronavírus, sua importância cresceu ainda mais. 

Vamos falar um pouco de como funciona o nosso Sistema Imunológico, e as estratégias que podemos utilizar para deixá-lo mais forte e eficiente, seja com hábitos de vida ou suplementação alimentar. Vamos entender de vez como aumentar a imunidade. Vem comigo!

Como estamos falando de ciência, alguns termos que vou utilizar serão um pouco difíceis e estranhos. Mas não se preocupe. Vou tentar explicar sempre da forma mais simples e, assim, no final do artigo você não vai ter nenhuma dúvida sobre o assunto.

Temos um artigo sobre a Vitamina D e outras formas de aumentar a imunidade, caso queria saber mais.

O Sistema Imunológico

Nosso sistema imunológico é formado por um conjunto enorme de estruturas, células e moléculas, e com as mais diversas funções. Mas seria complicado demais falar de cada etapa e, assim, prefiro resumir da forma mais simples possível para tentar te ajudar você a aumentar a imunidade, ao invés de criar mais dúvidas.

Ele é dividido em duas partes: a Imunidade Inata e a Imunidade Adaptativa.

Aumentar a imunidade

Imunidade Inata:

É a primeira defesa do nosso organismo contra qualquer tipo de invasor. Qualquer tipo de contato estranho ao nosso organismo, a imunidade inata já inicia um “combate”. Sua resposta é sempre rápida, não específica e limitada aos estímulos estranhos ao corpo. 

A imunidade inata é representada por barreiras físicas (como a pele), químicas e biológicas, além de células e moléculas. 

Exemplo de Ação da Imunidade Inata:

Quando furamos o dedo com uma farpa de madeira, por exemplo, rapidamente o local fica dolorido, vermelho, inchado e quente. São os 4 sinais típicos da resposta inflamatória, o que demonstra a ação rápida da nossa imunidade inata, enviando células de defesa e substâncias químicas como reação ao corpo estranho, ou seja, a farpa de madeira.

Imunidade Adaptativa:

Com a imunidade adaptativa, também chamada de imunidade adquirida, o processo é diferente. Trata-se de uma resposta mais inteligente, específica àquele invasor. E a imunidade adaptativa inclui os Linfócitos T e Linfócitos B, que são  células mais conhecidas. É aqui também que entram em ação os Anticorpos, produzidos pelos linfócitos B, e responsáveis pelo “ataque” ao organismo estranho.

Se a imunidade inata falha na resposta rápida, nosso organismo entende que é hora de um combate mais sério. Ele então busca em seu “arquivo” um contato anterior com aquele invasor, e produz as substâncias (células de defesa e anticorpos) capazes de neutralizá-lo.

Por isso, a imunidade adaptativa é capaz de evoluir e melhorar durante a nossa vida, onde vai juntando informações e se especializando cada vez mais.

Exemplo de Imunidade Adaptativa:

A vacina é um ótimo exemplo de imunidade adaptativa. Injetamos em nosso corpo uma parte do microrganismo capaz de gerar “conhecimento” ao nosso sistema imunológico, mas incapaz de gerar a doença. Isso faz com que o nosso sistema imunológico se prepare para um possível contato com esse microrganismo no futuro, e aprenda a combatê-lo. É daí que surge o termo “Memória Imunológica”, que basicamente quer dizer que o nosso sistema imunológico se lembra daquele microrganismo e sabe como neutralizá-lo.

como aumentar a imunidade

Como Aumentar a Imunidade

Agora que já aprendemos um pouco mais sobre o Sistema Imunológico, está na hora de conhecer as formas de aumentar a imunidade. 

Nosso corpo funciona devido à sinergia de vários sistemas, sempre buscando um tipo de equilíbrio chamado Homeostase. Digo isso pra te fazer entender que há muitas maneiras de interferir no funcionamento do nosso organismo, de forma boa ou ruim. Alimentação, estresse, qualidade do sono e hábitos de vida são algumas, e de alguma forma vão te ajudar a entender como aumentar a imunidade.

1. Diminuição do Estresse:

A correria do dia-a-dia, as preocupações com o trabalho, a família, dinheiro… Tudo isso aumenta o seu nível de estresse e, portanto, interfere no funcionamento do seu sistema imunológico (lembra que falei do “equilíbrio” no nosso organismo?). Situações estressantes mudam o nosso funcionamento biológico em inclusive, geram alterações hormonais e acabam nos deixando mais vulneráveis a infecções. 

Algumas formas de combate ao estresse são bem simples, como o hábito de meditar regularmente, ouvir músicas que te fazem relaxar ou mesmo praticar exercícios físicos.

2. Sempre Busque uma Alimentação Balanceada

O balanceamento na alimentação faz com que nosso corpo receba os nutrientes necessários a cada etapa de funcionamento. Isso inclui o sistema imunológico, já que diversos destes nutrientes atuam diretamente na imunidade.

Alguns dos nutrientes mais conhecidos por sua ação no sistema imunológico são a Vitamina C (age na imunidade inata), a Vitamina D, o Zinco e o Selênio

3. Use os Suplementos nessa Luta

Nem sempre conseguimos, somente através da alimentação, os níveis ideais de todos os nutrientes. Por isso a utilização de suplementos alimentares é tão importante, já que nos permite manter nosso organismo funcionando sempre da melhor forma possível.

Além disso, alguns dos nutrientes importantes para o funcionamento do sistema imunológico não fazem parte da nossa cultura alimentar, como os ácidos graxos presentes no Ômega-3. Eles possuem diversas ações benéficas à imunidade, mas suas fontes incluem, por exemplo, peixes de grande profundidade que não fazem parte do nosso cardápio normalmente. 

Suplementos com ação direta no sistema imunológico são os Polivitamínicos, a Vitamina D e o Ômega-3.

4. Aumentar a imunidade requer mudanças

Nossas dicas com certeza irão te ajudar nessa jornada de como aumentar sua imunidade. Mas tudo depende somente de você, de suas mudanças de hábitos. Lembre-se, o equilíbrio é sempre a principal meta quando se fala de saúde e bom funcionamento do organismo.

Sono de qualidade, alimentação equilibrada, controle do estresse, atividade física e suplementação alimentar. Busque ajuda de profissionais em cada uma dessas etapas e seu sistema imunológico vai funcionar como nunca.

Assine nossa Newsletter e receba da Makai Nutrition as dicas de alimentação, suplementos, como aumentar a imunidade e saúde em geral diretamente no seu e-mail. 

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

Aumentar a imunidade

Aumentar a imunidade

(Visited 78 times, 1 visits today)