Já falamos anteriormente aqui no blog sobre o Ácido Hialurônico e suas funções, da sua vasta utilização pela indústria cosmética e, além disso, seus benefícios para a pele. Mas, ácido hialurônico nos cabelos?

Hoje vamos explorar um pouco mais sobre essa substância incrível e descobrir se ela também é capaz de agir em nossos cabelos. 

O Ácido Hialurônico

Primeiramente, trata-se de um polissacarídeo muito abundante em nosso corpo, principalmente quando ainda somos jovens. Com o avanço da idade, as concentrações de ácido hialurônico vão diminuindo, caindo pela metade dos 19 aos 60, aproximadamente. 

Produzido naturalmente pelo nosso organismo, possui textura viscosa e pode ser encontrado em vários órgãos e tecidos do corpo, promovendo o volume da pele, a forma dos nossos olhos e, além disso, a lubrificação nas articulações.

Suas Principais Funções são:

1. Volume para a pele:

Primeiramente, a principal função do ácido hialurônico na pele é a de preencher os espaços entre as células e, consequentemente, promover volume. Por esse motivo é tão utilizado na indústria estética no tratamento de rugas.

2. Hidratação:

O ácido hialurônico possui uma enorme capacidade de reter água nos tecidos. Sendo assim, é um dos responsáveis pela hidratação e elasticidade da pele, desacelerando o aparecimento de rugas.

3. Antienvelhecimento:

Uma função pouco conhecida do ácido hialurônico, e diretamente ligada à saúde da pele, é a sua capacidade de neutralizar radicais livres. Causadores de diversos tipos de problemas em nosso organismo, os radicais livres são conhecidos por acelerar o envelhecimento das células da pele.

4. Lubrificação das articulações:

O ácido hialurônico é um dos componentes do líquido sinovial, encontrado no interior de articulações e responsável pela sua lubrificação. Em caso de doenças como a artrite e a artrose, a concentração e a qualidade do ácido hialurônico se modificam.

Agora que já lembramos um pouco sobre o Ácido Hialurônico e suas funções na pele, podemos voltar ao nosso foco e descobrir se ele também age nos cabelos. 

Temos um artigo somente sobre as funções do Ácido Hialurônico aqui no blog, caso você queira saber mais.

O Ácido Hialurônico é capaz de promover saúde aos cabelos?

A resposta é SIM, ele pode atuar diretamente na saúde dos seus cabelos. Vou explicar.

O ácido hialurônico possui uma forma química perfeita para agir nos cabelos, chamada Cátion HA, e sua ação não é muito diferente da pele.

Quando você adiciona em sua rotina um produto com o ácido hialurônico, ele ajuda na formação de um “filme” em torno dos fios para conseguir se fixar, tanto na fibra capilar quanto no couro cabeludo. É assim que ele penetra nos fios e gera seus benefícios.

Os Resultados da Ação do Ácido Hialurônico nos Cabelos:

A partir do momento que o Cátion HA adere à fibra capilar, diversas transformações começam a acontecer nas suas madeixas. 

Algumas delas são:

  1. A reconstrução estrutural, deixando os fios mais nutridos e saudáveis;
  1. O combate ao ressecamento, deixando seus fios muito mais hidratados e sedosos;
  1. O fim do aspecto poroso e quebradiço;
  1. Proteção contra as agressões diárias, como secador, chapinha e exposição ao Sol;
  1. Reparação das pontas duplas.
  1. Restauração e proteção contra os danos ao couro cabeludo. 

Viu só como o Ácido Hialurônico é mesmo uma substância essencial também no cuidado com os cabelos?! Eu te disse.

Como escolher produtos com Ácido Hialurônico?

Procure por produtos com compostos que, além de ajudar nas funções do ácido hialurônico, trarão benefícios extras. Entre eles podemos citar o colágeno, as vitaminas A, C, E , B5 (ácido pantotênico) e B7 (biotina), além do ácido ortosilícico, forma ativa do silício.

Todas essas substâncias citadas acima possuem funções voltadas para a saúde da pele, das unhas e dos cabelos.  E juntas, trabalhando sinergicamente, trarão ainda mais benefícios para você.

Na Makai Nutrition® há uma preocupação constante em criar fórmulas eficientes junto à matérias-primas de qualidade e, como resultado, nossos produtos promovem benefícios reais para você. Confira nosso site!

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e, portanto, não devem substituir orientações de profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Sendo assim, procure sempre o aconselhamento do seu médico ou nutricionista com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da MAKAI®.

(Visited 5 times, 1 visits today)